Elisangela de Sá Brito
E-mail: elizangelasb@globo.com
A leitura é um momento de interação entre o leitor e o autor por meio dotexto è uma atividade que trabalha muitas habilidades e que nos coloca diante de inúmeras informações. Além de todas estas funções, o hábito da leitura aumenta nossa capacidadede raciocínio, melhora nossa dicção e nos ajuda na hora da produção textual.
Com tantas funções assim, a Leitura deveria ser uma atividade prazerosa entreos nossos alunos, mas o que se percebe é que ela tem de transformado em ummomento de tortura, pois só é utilizada para a punição, para passar o tempoou para a obtenção de notas, geralmente por meio de um resumo ou fichamento.falar em ler é tão cruel para eles quanto falar em escrever.
Esta realidadetem como consequência os resultados alarmantes nas provas de âmbito nacionale que medem a capacidade dos alunos nesta área. Se o aluno não tem o hábito da leitura, ele não terá a capacidade de interpretar,mas apenas de decodificar, talvez ainda com dificuldades.
Isto acarretará
o seu desempenho em outras disciplinas e nao apenas no Português. Tais discussões são importantes e bastante relevantes para uma melhor compreensãodo papel que o professor desempenha de criar oportunidades para que o alunovenha a participar efetivamente deste processo cognitivo.
A valorização do conhecimento prévio do aluno é um bom começo, para queeste tenha mais motivação para a leitura. Valorizar o que o aluno sabe éimportante, e fazê-lo perceber isto pode ser um passo para mudar esta realidadede fracassos. Se faz necessário entender e valorizar estes três tipos de conhecimentosprévios , pois, ? é o conhecimento que o leitor tem sobre o assunto que lhepermite fazer as inferências necessárias para relacionar diferentes partesdo texto num todo coerente? (Kleiman, 2000) .
Os tipos de conhecimentos citados pela autora como necessários para a compreensãode um texto são: Conhecimento lingüístico, que segundo Kleiman, ?é o conhecimentoimplícito, não verbalizado? e que é responsável por ? processar a atividadepela qual as palavras , unidades discretas, distintas , são agrupadas emunidades ou fatias maiores, também significativas, chamadas constituintesda frase? .
O conhecimento textual, que é responsável pela identificação,previamente da estrutura textual e das características que cada estruturaapresenta, seja uma estrutura narrativa, expositiva , argumentativa ou injuntiva, O conhecimento de mundo,que é também chamado de enciclopédico é responsávelpor fazer com que todas as informações relevantes, relacionadas ao assuntoabordado no texto que está sendo lido, sejam elas adquiridas tanto formalquanto informalmente possam ser ativadas , durante a leitura.
Os tipos de conhecimentos citados pela autora como necessários para a compreensãode um texto são: Conhecimento lingüístico, que segundo Kleiman, ?é o conhecimentoimplícito, não verbalizado? e que é responsável por ?processar a atividadepela qual as palavras , unidades discretas, distintas , são agrupadas emunidades ou fatias maiores, também significativas, chamadas constituintesda frase?
. O conhecimento textual, que é responsável pela identificação,previamente da estrutura textual e das características que cada estruturaapresenta, seja uma estrutura narrativa, expositiva , argumentativa ou injuntiva, O conhecimento de mundo,que é também chamado de enciclopédico é responsávelpor fazer com que todas as informações relevantes, relacionadas ao assuntoabordado no texto que está sendo lido, sejam elas adquiridas tanto formalquanto informalmente possam ser ativadas , durante a leitura.
Os tipos de conhecimentos citados pela autora como necessários para a compreensãode um texto são: Conhecimento lingüístico, que segundo Kleiman, ?é o conhecimentoimplícito, não verbalizado? e que é responsável por ?processar a atividadepela qual as palavras , unidades discretas, distintas , são agrupadas emunidades ou fatias maiores, também significativas, chamadas constituintesda frase?
O conhecimento textual, que é responsável pela identificação,previamente da estrutura textual e das características que cada estruturaapresenta, seja uma estrutura narrativa, expositiva , argumentativa ou injuntiva, O conhecimento de mundo,que é também chamado de enciclopédico é responsávelpor fazer com que todas as informações relevantes, relacionadas ao assuntoabordado no texto que está sendo lido, sejam elas adquiridas tanto formalquanto informalmente possam ser ativadas , durante a leitura.
Os tipos de conhecimentos citados pela autora como necessários para a compreensãode um texto são: Conhecimento lingüístico, que segundo Kleiman, ?é o conhecimentoimplícito, não verbalizado? e que é responsável por ?processar a atividadepela qual as palavras , unidades discretas, distintas , são agrupadas emunidades ou fatias maiores, também significativas, chamadas constituintesda frase?
O conhecimento textual, que é responsável pela identificação,previamente da estrutura textual e das características que cada estruturaapresenta, seja uma estrutura narrativa, expositiva , argumentativa ou injuntiva, O conhecimento de mundo,que é também chamado de enciclopédico é responsávelpor fazer com que todas as informações relevantes, relacionadas ao assuntoabordado no texto que está sendo lido, sejam elas adquiridas tanto formalquanto informalmente possam ser ativadas , durante a leitura.
Os tipos de conhecimentos citados pela autora como necessários para a compreensãode um texto são: Conhecimento lingüístico, que segundo Kleiman, ?é o conhecimentoimplícito, não verbalizado? e que é responsável por ?processar a atividadepela qual as palavras , unidades discretas, distintas , são agrupadas emunidades ou fatias maiores, também significativas, chamadas constituintesda frase?
O conhecimento textual, que é responsável pela identificação,previamente da estrutura textual e das características que cada estruturaapresenta, seja uma estrutura narrativa, expositiva , argumentativa ou injuntiva, O conhecimento de mundo,que é também chamado de enciclopédico é responsávelpor fazer com que todas as informações relevantes, relacionadas ao assuntoabordado no texto que está sendo lido, sejam elas adquiridas tanto formalquanto informalmente possam ser ativadas , durante a leitura.
Se a atividade de leitura já é tão rotulada e se ler exige uma série decompetências e habilidades do leitor, ela deve ser bem planejada e com objetivosdefinidos, em que as dificuldades e o nível do aluno deve ser levado em conta,na hora da escolha do material a ser lido. Deve ser atrativo e livre, nadaimposto.
Quanto mais imposição, mais rejeição. Isto não quer dizer que a aula de leituratem que solta, disperça e sem programação, mas deve ser planejada acordocom as necessidades do aluno, nem fácil , nem dífícil, porém, direcionada.
Certamente é uma tarefa exaustiva e demorada, a busca de textos que venhama despertar em nossos alunos algum interesse, mas certamente vale à pena,saber que podemos contribuir para melhorar a educação, por meio de pequenosatos, que sejam planejados e que tenham um objetivo de desenvolver as capacidadesde nossos alunos!
Elisangela de Sá Brito é graduada em Letras pela UVA (Sobral). Faz o Curso de Pós-Graduação em Letras (Língua Portuguesa e Literatura).
Um comentário:
Gostei muito do texto,
sou acadêmico da UVA também e aproveito o comentario para divulgar meu blog
http://otaviomsilva.blogspot.com/
nele posto poemas, opiniões e textos em geral.
agradeço a atenção.
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